terça-feira, 24 de julho de 2012

"O C N C R"


O coração na curva de um rio
A memória como instrumento da ação performativa


“a memória é a única grande religião de toda a humanidade, dos crentes ou descrentes, ou talvez é a mais verdadeira, pois é a única que realmente nos ata a tudo que existe, esquecer é desligar, desatar.” ( carta de Mario de Andrade para Clarice Lispector)

          O projeto de criação\experimentação para a sub área performance  O coração na curva de um rio, abordará  como tema central  fatos acontecidos com dois grandes artistas nacionais; Mario de Andrade  e Clarice Lispector em suas visitas a Belém, e a Amazônia. Viagens separadas por 17 anos,  respectivamente : 1927 Mario de Andrade e 1944 Clarisse Lispector  e com  sub-temas que unirão esses acontecimentos o naufragio do Navio Presidente Vargas ocorrido em 4 de junho de 1972. E a carta escrita por Mario de Andrade para Clarice Lispector sobre seu livro de estréia como escritora Perto do Coração Selvagem, carta que foi enviada para o Central Hotel  em Belém e nunca recebida por Clarice.

          A memória portanto,é aqui que pretendemos fincar  as bases do programa para a realização da ação da Performance, o exercício de regresso minucioso da minha propria memória imagética e sensorial  (em 1972 eu tinha  9 anos de idade) , e também ao registro de jornais , fotos e livros sobre os assuntos acima citados.

          Imagens e recursos técnicos estarão presentes e vinculados atráves de registros em vídeo, fotografias de lugares e pessoas onde aconteceram alguns desses fatos, e serão usados como recursos técnicos  no programa da performance.


Nenhum comentário:

Postar um comentário